jun
2016

#5
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADO
SINDEPRESTEM-SP: 25 ANOS DE HISTÓRIA
Reconhecimento, confiança e responsabilidade em defesa da Prestação de Serviços
Destaque Notícia

A história da Prestação de Serviços em muitas ocasiões se confunde com a trajetória do Sindeprestem, sindicato patronal que celebra neste mês 25 anos. Fundado em 4 de junho de 1991 para representar os interesses e particularidades das empresas de Trabalho Temporário e Serviços Especializados do Estado de São Paulo, o Sindeprestem liderou por inúmeras vezes conquistas no campo legislativo, consolidando-se como porta-voz legítimo dos setores representados.

Novos capítulos virão pela frente, e que sejam memoráveis como os que vivemos nestes últimos 25 anos. O Sindeprestem agradece a confiança e parceria dos empresários do setor nesta jornada.

 
Thumb Notícia   EDITORIAL: A CRENÇA NO FUTURO DO PAÍS

As primeiras medidas econômicas anunciadas pelo presidente interino Michel Temer trouxeram um imenso alívio para os brasileiros: sinalizam o fim de uma política populista que empurrou o País para a recessão, levando um número incontável de empresas à falência, mais de onze milhões de desempregados e ainda arruinou as finanças nacionais. Um desastre.

Thumb Notícia  

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

Anote os prazos para o pagamento das obrigações federais de Junho.

Thumb Notícia   LIMINAR SUSPENDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE FÉRIAS

As categorias representadas pela Fenaserhtt foram beneficiadas por uma liminar favorável expedida pela 8ª. Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, que suspende a obrigatoriedade de recolhimento da contribuição previdenciária patronal incidente sobre o terço constitucional de férias gozadas.

Thumb Notícia   TST INDEFERE PEDIDO DE ESTABILIDADE POR TEMPORÁRIA QUE REIVINDICOU APLICAÇÃO DA SÚMULA 244

Tribunal julgou improcedente o reconhecimento da estabilidade por se tratar de contrato com término pré-estabelecido.

Thumb Notícia   VALORIZAÇÃO DO BOMBEIRO CIVIL

A Fenaserhtt, com o apoio do Sindeprestem, organizou um grupo de trabalho para a produção de uma cartilha sobre o segmento Bombeiro Civil. O objetivo desta publicação, que está prestes a ser concluída, é conscientizar empresas e o poder público da importância da participação deste profissional na prevenção de acidentes.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM | CICLO DE PALESTRAS

"Soluções em tempos de crise", palestra do advogado e administrador especializado em Recursos Humanos Wolnei Tadeu Ferreira, foi realizada em 9 de maio, em Campinas. A iniciativa faz parte do novo ciclo de eventos regionais promovido pelo Sindeprestem.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM-BA | NORDESTE LIDERA CRESCIMENTO DE EMPRESAS INADIMPLENTES

O número de empresas devedoras no Brasil aumentou 13,96% em abril, segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O setor credor de serviços lidera a lista de credores das empresas em atraso em todas as regiões.

Thumb Notícia   SINDEPRES-ES | MAIS DE 9 MIL EMPRESAS CAPIXABAS TÊM ATIVIDADES SUSPENSAS

A lista das 9,7 mil empresas com atividades suspensas desde o dia 20 de maio por pendências com o Fisco foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os estabelecimentos antes comunicados do prazo para regularizar a situação foram autuados por deixar de cumprir o disposto nos editais n° 005/2015, 006/2015 e 001/2016.

Thumb Notícia   SINSERHT – MG | DESEMPREGO É RECORDE EM MINAS

A desocupação de trabalhadores em Minas Gerais é maior do que a média registrada no Brasil no primeiro trimestre de 2016. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego chegou a 11,1% no Estado, enquanto a média nacional foi de 10,9% no mesmo período.

Thumb Notícia   SINELAMOTECS – SC | VENDAS DO DIA DAS MÃES CAEM 5,4%

Levantamento feito com base nas vendas para o Dia das Mães em Santa Catarina mostra queda de 5,4% no faturamento frente ao mesmo período do ano passado. O estudo, no entanto, apurou uma alta de 14,7% no valor médio gasto em presentes incluindo vendas à vista e a prazo, segundo a Fecomércio/SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas/SC.

 
CIETT E CLETT&A
 

NOVA ERA DO EMPREGO
49º Congresso da CIETT reuniu 35 países na Índia

Organizado pela Indian Staffing Federation (federação representativa da prestação de serviços na Índia), a 49ª edição do Congresso anual da CIETT reuniu 300 profissionais de 35 países nos dias 26 e 27 de maio em Nova Délhi para discutir os rumos do setor em um mundo do trabalho em constante evolução.

Segundo o ministro do Trabalho da Índia, Bandaru Dattatreya, o Congresso mundial permitiu uma valiosa análise das práticas recomendadas mundialmente. "Em sintonia com os objetivos do evento, estamos empenhados em analisar os problemas dos trabalhadores, bem como dos empregadores, num espírito tripartite e criar um ambiente de trabalho harmonioso para facilitar a criação de empregos na Índia."

A Índia tem potencial para se tornar o terceiro maior país em Trabalho Temporário do mundo, com contratação estimada em 2,9 milhões de pessoas até 2018. A taxa de crescimento do setor no País é de 12,3%. “O trabalho flexível é um mecanismo possível para a inclusão de 9 milhões de jovens no mercado nos próximos 20 anos”, disse Rituparna Chakraborty, presidente da federação indiana.

 

CLETT&A PROMOVE CONGRESSO NA COLÔMBIA

Em setembro, nos dias 21, 22 e 23, a CLETT&A (Confederação latino-americana das empresas de Trabalho Temporário) realiza em Cartagena das Índias, na Colômbia, mais uma edição do seu Congresso anual. Desta vez, o evento é organizado pela Acoset (Associação Colombiana de Empresas de Serviços Temporários).

O desenvolvimento da consciência e da capacidade de transformação; valores éticos como princípios para o desenvolvimento humano, alcance de grandes resultados e sucesso organizacional, são alguns dos temas propostos para debate.

Fernando Calvet, vice-presidente do Sindeprestem e também presidente da CLETT&A, representará o Brasil no Congresso.


Mais informações e inscrições no site: http://migre.me/tE74x

 
NÚMEROS DO SETOR
 
65%

IDADE ECONOMICAMENTE ATIVA
Na Índia, 65% da população estão em idade economicamente ativa. Mas 90% ocupam postos de trabalho informais.

2020

DAQUI A 4 ANOS
Daqui a quatro anos, em 2020, o país terá o maior número de jovens no mundo

35

MÉDIA
Em 2050 a média de idade entre a população será de 35 anos.

AGENDA
 

09
JUN

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE TRABALHO TEMPORÁRIO
Núcleo específico da estrutura organizacional do Sindeprestem, com o apoio da FENASERHTT, a Câmara Setorial de Trabalho Temporário tem o objetivo de promover estudos e troca de experiências entre empresas do segmento. Inscrições encerradas.

 

16
JUN

FÓRUM DE RELAÇÕES TRABALHISTAS (ABRH-SP)
O presidente Vander Morales fará a palestra Terceirização de Mão de Obra no Fórum de Relações Trabalhistas, das 14h30 às 15h15. Local: Senai Barueri (Alameda Wagih Salles Nemer, 124 – Centro). Mais infos: rmo@abrhsp.org.br

 

21
SET

CONGRESSO CLETT&A
A CLETT&A realiza nos dias 21, 22 e 23 de setembro mais uma edição do Congresso anual, desta vez em Cartagena das Índias, na Colômbia.

 
? TIRA-DÚVIDAS
 

Pergunta: Quais são as exigências para contratação de Menor Aprendiz?

O jovem com idade entre 14 e 24 anos, inscrito em um programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º, da CLT), matriculado e frequentando a escola, pode ser contratado como Jovem Aprendiz. O contrato de aprendizagem deve ser feito por escrito e com prazo determinado (no máximo 2 anos). Neste período o empregador se compromete a assegurar ao jovem uma formação técnica-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico.

O aprendiz, por sua vez, se compromete a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação (art. 428 da CLT). No contrato de aprendizagem deve conter o curso, a jornada diária e semanal, a definição da quantidade de horas teóricas e práticas, remuneração mensal e o termo inicial e final do contrato, que devem coincidir com o início e término do curso de aprendizagem previsto no respectivo programa. Fonte: Manual de Aprendizagem – MTE

Você tem alguma dúvida sobre legislação, tributos ou questões trabalhistas? Envie para  juridico@fenaserhtt.com.br

 
FILIADOS FENASERHTT
 
SINDEPRESTEM SP   SINDEPRESTEM BA   SEMPRECIN
         
SINDEPRES   SINSERHT   SINELAMOTESC
FILIE-SE
 
 
EXPEDIENTE
 
Presidente Vander Morales • Gerente Administrativa e Jurídica Joelma de Matos Dantas
Produção Editorial
GT Marketing & Comunicação • Editor Luciano Ornelas MTb 8.764
Repórteres
Danielle Borges MTb 46.993 e Giovanna Zanaroli MTb 47.378
Marketing
Andrea Tagliacolli e Edison Belinii • Projeto e desenvolvimento Wonderweb
 
 
Confederações Internacionais Central Nacional
 
Ciett   CLETTA&A   CEBRASSE
Parceiros
 
CATHO   UP PLAN
 
Facebook Fenaserhtt   Twitter Fenaserhtt
 
fenaserhtt.com.br