jul
2016

#6
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADO
TRABALHO TEMPORÁRIO: SIMPLIFICAR PARA GERAR MAIS EMPREGOS
Setor estimula empregabilidade formal e atende necessidades das empresas
Destaque Notícia

Um em cada quatro brasileiros com menos de 25 anos está desempregado. Cerca de 12 milhões de pessoas, somadas todas as faixas etárias, atualmente estão sem trabalho no Brasil. O cenário de instabilidade econômica exige a adoção de medidas emergenciais em prol da empregabilidade. “Se houver incentivo por parte do governo, o trabalho temporário pode contribuir para a redução do desemprego. As recentes Instruções Normativas do Ministério do Trabalho e as Súmulas do Tribunal Superior criaram uma série de contradições e impeditivos à contratação. É preciso facilitar a geração de empregos formais e decentes”, afirma Vander Morales, presidente da Fenaserhtt.

 
Thumb Notícia   EDITORIAL: Vamos abrir as portas para o Trabalho TemporÁrio

Economias mais avançadas se valem largamente do Trabalho Temporário para manter a força de trabalho. Se resolve bem lá fora, deveria resolver aqui também, não fossem as travas impostas ao segmento pela burocracia ou incompreensão de órgãos oficiais, seja do Ministério ou da Justiça do Trabalho.

Thumb Notícia  

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

Anote os prazos para o pagamento das obrigações federais de Julho.

Thumb Notícia   FENASERHTT E SINDEPRESTEM PEDEM REVISÃO DA SÚMULA 244 AO TST

Fenaserhtt e Sindeprestem lideram movimento pela revisão da Súmula 244 e conseguem junto ao TST um importante avanço para o setor. O texto será analisado novamente pela Corte e poderá ser melhorado para evitar julgamentos improcedentes para o Trabalho Temporário

Thumb Notícia   FENASERHTT PARTICIPA DE ENCONTRO COM MINISTRO DA INDÚSTRIA

Representantes de diversas atividades do setor de Serviços, acompanhados do deputado federal Laércio Oliveira, estiveram no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços em Brasília no último dia 15 de junho para expor ao ministro Marcos Pereira alguns dos principais entraves ao desenvolvimento do setor. Maurice Braunstein, diretor jurídico do Sindeprestem e da Fenaserhtt, integrou a delegação de empresários.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM PATROCINA 22º ENCONTRO DE RH DE CAMPINAS

O 22º Encontro de RH de Campinas e Região, promovido pelo Grupo Campinas de RH (Gruca), abordou o tema Valores ou Resultados – Um dilema cotidiano e o papel do RH como mediador desse conflito.

Thumb Notícia   GERENCIAMENTO DE CUSTOS EMPRESARIAIS

Sindeprestem-PR promoveu palestra em Curitiba. O evento reuniu cerca de 50 empresários para falar sobre o controle eficiente de custos. O presidente da Fenaserhtt representou a entidade

Thumb Notícia   CÂMARA SETORIAL BATE RECORDE DE PÚBLICO

A Câmara Setorial do Trabalho Temporário, núcleo estratégico de estudos e ações do setor, inserido na estrutura organizacional do Sindeprestem, lotou o auditório da sede do Sindicato no dia 9 de junho. Negativa recente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para pedido de estabilidade provisória da mulher gestante e o efervescente cenário político e econômico do País nortearam o encontro.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM-BA | CRISE PROVOCA DESEMPREGO MAIOR NO NORDESTE

Com taxa de desemprego de 15,5% no primeiro trimestre do ano, a Bahia abriga 1,1 milhão de pessoas à procura de trabalho, segundo dados da Pnad Contínua. A taxa de desemprego na região cresceu em ritmo acelerado ao longo do último ano por causa da deterioração do quadro econômico do país, uma alta superior a 60%.

Thumb Notícia   SINDEPRES – ES | CURSO GRATUITO AJUDA A SUPERAR CRISE

Em julho, empresários capixabas terão a oportunidade de conhecer alternativas para enfrentar a crise. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo – Sebrae vai compartilhar soluções para capacitar e preparar o empresário com foco no atual cenário econômico. Serão disponibilizadas oficinas, consultorias e e-books incluídos no programa Sebrae: Supere a crise.

Thumb Notícia   SINSERHT – MG | SALDO POSITIVO DE EMPREGO EM MINAS

A colheita antecipada de café em Minas Gerais trouxe bons resultados para o emprego formal na região. Em maio foram criadas mais de 9 mil vagas principalmente na agropecuária. É segunda vez no ano que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registra número positivo de empregos formais no Estado. A primeira vez foi em abril, quando as propriedades rurais começaram a contratar os trabalhadores.

Thumb Notícia   SINELAMOTESC – SC | ELEIÇÕES NO SINELAMOTESC

Nas eleições para Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato em Santa Catarina, dia 28 de junho, a chapa única liderada pelo presidente Flávio Eugênio Boldt foi reeleita; segundo ele, a diretoria manterá o quadro para a próxima gestão, enfrentando grandes desafios políticos e econômicos no País.

 
CIETT E CLETT&A
 

CLETT&A REÚNE ESPECIALISTAS DO SETOR NA COLÔMBIA


Organizado pela Acoset (Associação Colombiana de Empresas de Serviços Temporários), o Congresso Anual promovido pela CLETT&A (Confederação latino-americana das empresas de Trabalho Temporário) será realizado no dias 21, 22 e 23 de setembro, em Cartagena das Índias, Colômbia, e contará com a presença de especialistas vindos dos Estados Unidos, Espanha, México e Colômbia. O Brasil será representado por Fernando Calvet, vice-presidente do Sindeprestem e presidente da CLETT&A. 

O desenvolvimento da consciência e da capacidade de transformação; valores éticos como princípios para o desenvolvimento humano, alcance de grandes resultados e sucesso organizacional são alguns dos temas propostos para debate. O alcance da Terceirização na América Latina também será lembrado pelos palestrantes.

Mais informações, inscrições e grade de palestras no site: http://migre.me/tE74x

 
NÚMEROS DO SETOR
 
40%

No mundo, este é o percentual de temporários no setor de Serviços. Em segundo lugar está a indústria com 32%.

29%

Dos contratos temporários firmados mundialmente, 29% em média duram menos de um mês

49%

Mais do que três meses é a duração da maior parte dos contratos de Trabalho Temporário, segundo a CIETT

AGENDA
 

07
JUL

Palestra Governança familiar: solução para a rentabilidade do seu patrimônio
Priscilla Mello, quarta geração à frente da Calçados Samello, atua há 18 anos em projetos de governança familiar e corporativa. Transformou herança em potencial de crescimento e agora orienta outros empresários. Às 14h. Inscrição gratuita: eventos@sindeprestem.com.br. Local: Sindeprestem – Av.São Luis, 258 – 18º andar – São Paulo/SP

 

12
JUL

Assembleia geral bombeiros profissionais civis
A assembleia geral pretende outorgar poderes à diretoria executiva da Fenaserhtt para negociação da CCT 2016/2017 em território nacional, exceto nos Estados de SP, SC, BA, RS, SE, MG, DF, MA, ES e município do RJ. A primeira chamada será às 11h e a segunda chamada às 11h15. Av. São Luiz, 258 - 18º. andar - São Paulo – SP. Mais informações: http://migre.me/ueJ8y

 

21
SET

CONGRESSO CLETT&A
A CLETT&A realiza nos dias 21, 22 e 23 de setembro mais uma edição do Congresso anual, desta vez em Cartagena das Índias, na Colômbia.

 
? TIRA-DÚVIDAS
 

Pergunta: A quem se aplica o Regime Especial de Regularização de Recursos ou Patrimônio no Exterior?

A Lei de Repatriação (RERCT) aplica-se aos residentes ou domiciliados no Brasil em 31/12/2014 que tenham sido ou ainda sejam proprietários ou titulares de ativos, bens ou direitos em períodos anteriores à referida data, ainda que não possuam saldo de recursos ou títulos de propriedade de bens e direitos.

O prazo para apresentar declaração única de regularização de recursos, bens ou direitos de origem lícita não declarados, remetidos ou mantidos no exterior termina em 31/10/2016. A Lei 13.254/2016 traz uma oportunidade para que muitos brasileiros possam promover esta regularização de patrimônio (depósitos bancários, cotas de fundos de investimento, bens ou direitos, imóveis, veículos, cotas de sociedades no exterior, etc), que tenham origem em atividade lícita desenvolvida, mas que por diversas razões e circunstâncias foram remetidos ou adquiridos no exterior sem a devida declaração.

Com informações de Ricardo de Carvalho Aprigliano e Maria Aparecida Gonçalves Rodrigues, sócios de Aprigliano Sociedade de Advogados

Você tem alguma dúvida sobre legislação, tributos ou questões trabalhistas? Envie para  juridico@fenaserhtt.com.br

 
FILIADOS FENASERHTT
 
SINDEPRESTEM SP   SINDEPRESTEM BA   SEMPRECIN
         
SINDEPRES   SINSERHT   SINELAMOTESC
FILIE-SE
 
 
EXPEDIENTE
 
Presidente Vander Morales • Gerente Executiva Joelma de Matos Dantas
Produção Editorial
GT Marketing & Comunicação • Editor Luciano Ornelas MTb 8.764
Repórteres
Danielle Borges MTb 46.993 e Giovanna Zanaroli MTb 47.378
Marketing
Andrea Tagliacolli e Edison Belinii • Projeto e desenvolvimento Wonderweb
 
 
Confederações Internacionais Central Nacional
 
Ciett   CLETTA&A   CEBRASSE
Parceiros
 
CATHO   UP PLAN
 
Facebook Fenaserhtt   Twitter Fenaserhtt
 
fenaserhtt.com.br