Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado

Natal motiva contratação de 111 mil temporários no país

Pesquisa Sindeprestem/Fenaserhtt indica aumento de 10% no total das contratações temporárias em relação ao ano passado.

O período que antecede as festividades de final de ano é o melhor momento para o setor de Trabalho Temporário. Pesquisa da Fenaserhtt e do Sindeprestem, feita pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam), indica a contratação de 111 mil trabalhadores para vagas temporárias em todo o País. Em relação a 2016 esse total é 10% maior.

“O Trabalho Temporário, por ser uma modalidade de contratação destinada a atender ao acréscimo de serviços nas empresas, é bastante sensível à economia. Portanto, quando há retomada, ainda que pequena, o setor acompanha a tendência”, explica Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem.             

O setor de Serviços deve abrir o maior número de vagas até o final do ano, 50 mil. No comércio, 33 mil e na indústria, 28 mil. Do total de oportunidades, 33 mil possivelmente serão destinadas a jovens no primeiro emprego. Ao final do contrato, Indústria, Comércio e Serviços tendem a efetivar 19 mil temporários. “As empresas estão com os quadros mais enxutos em decorrência da crise econômica e, se depender da retomada dos índices econômicos positivos, mesmo que lentamente, haverá necessidade de efetivação depois das festas de fim de ano”, diz Morales.

 

PERFIS MAIS SOLICITADOS PELAS EMPRESAS CONTRATANTES

  • Homens (57%)
  • Faixa etária: 22 a 35 anos (58%)
  • Escolaridade: segundo grau completo (32%)
  • Primeiro emprego (12%)
  • Com experiência anterior (82%)

- Principal função requisitada pela indústria: operacional (75%)

- Principal função requisitada pelo comércio: vendedor (78%)

- Perspectiva de efetivação do trabalhador temporário pelo contratante:

  • No Comércio: de 6% a 10%
  • Na Indústria: de 1% a 5%
  • No setor de Serviços: de 1% a 5%

NA MÍDIA

A pesquisa Fenaserhtt/Sindeprestem é uma referência para a imprensa nacional, que costuma destacar os dados em reportagens impressas e digitais.

Veja algumas das publicações:

 

 

Últimas Notícias